BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

SEGUIDORES DO BLOG:

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ReDesign com Stuart Haygarth


Na verdade o termo seria eco design com re-uso de materiais, um aproveitamento de objetos descartados ou selecionados num processo de reciclagem, não importa. O que vale a pena é encontrar designers assim, com a idéia de fazer do comum o inusitado, ou promover 'coisas' descartadas e muita das vezes sem graça em objetos sofisticados, engraçados e até funcionais, claro, para levar o batido nome 'design', senão, poderiamos confundir com uma instalação artística, dependendo do ambiente. Esta dialética é muito importante mostrando que um olhar sensível pode surpreender e levar o comum a status de arte, tendo como elo o design. Acredito neste tipo de trabalho e isto é tendência. Veja mais em http://www.stuarthaygarth.com

Este lustre é feito com 1020 armações de óculos!


----------

fonte original do texto: http://blog.desarte.com.br/component/content/article/77

Design


Etimologia e Nomeclatura*

latim

designo = designar, indicar, representar, marcar, ordenar, dispor, regular

inglês

design = projeto, configuração drawing = desenho, representação por meio de linhas e sombras

espanhol

diseño = projeto, configuração dibujo = desenho, representação por meio de linhas e sombras

português

desenho = representação por meio de linhas e sombras; projeto; configuração

[d«Èzajn] [Ingl.]
Substantivo masculino.
1.Concepção de um projeto ou modelo; planejamento.
2.O produto desse planejamento.
3.Restr. Desenho industrial.
4.Restr. Desenho-de-produto.
5.Restr. Programação visual.

_________________________________
desenho industrial (1950)
projética (Houaiss e Aloísio Magalhães, 1970)
design (ENDI, 1988)
Desenho (Vidal, década de 80)
Novo Dicionário Aurélio da Lingua Portuguesa, 3a edição, 2004.

* artigo extraido da apostila de design gráfico
produzida por Fabiana Oliveira Heinrich para o instituto de artes visuais da UFP

O BOM DESIGN...

fonte original: http://blog.desarte.com.br/component/content/article/73
-----------------------------
O que devemos considerar para alcançarmos um bom 'design' no universo do mobiliário?

Ou seja, no universo do objeto, do produto! Segundo Bruno Munari em seu livro, Das Coisas Nascem Coisas (1981), design, não é luxo, pois luxo é "o triunfo da aparência sobre a substância. É o uso errado de materiais dispendiosos...". Para ele o design ou sua estética está diretamente relacionado à função, aplicação do objeto, da coisa e sua relação com as outras coisas, o homem, o todo.

Se design é projeto, logo, o bom design deve vir acompanhado de método projetual. O método do projeto "não é mais do que uma série de operações necessárias, dispostas em ordem lógica, ditadas pela experiência. Seu objetivo é o de atingir o melhor resultado com o menor esforço".

O método deve ser cartesiano, ou seja, seguir as 4 regras elaboradas em 1637 por René Descartes para o conhecimento da verdade:

Nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo evidentemente como tal... dividir o problema em tantas partes quantas fossem necessárias... conduzir por ordem seus pensamentos, começando pelos objetos mais simples...e admitindo uma ordem entre aqueles objetos que não apresentam nenhuma ligação natural entre si... e sempre fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais, que tivesse a certeza de nada ter omitido. Da mesma forma, o método projetual deve começar pela definição do problema, sim problema, pois o design nasce da necessidade de algo, isto gera um problema, e o problema de design, é justamente a área que necessita da intervenção do projetista, este antes de procurar a idéias, aquela que nos faz sentir criativo, artista, etc...deixando-a para o momento oportuno, primeiramente devemos definir os componentes do problema dividindo em várias partes.

Bruno Munari afirma que não devemos projetar sem método, para não nos perdermos entre idéias fantásticas mas desprovidas de ordem e técnica que podem implicar em projetos difíceis e dispendiosos, muita das vezes abandonado e incompleto. Contudo, "a criatividade não deve ser afetada pelo método, mas essencial ao designer, a fim de aprimorar o próprio método... A criatividade não significa improvisação sem método... O método é formado por valores objetivos que são instrumentos nas mãos do projetista criativo".

O bom design deve considerar todos os sentidos, não apenas a visão. A estética deve possuir uma forma funcional, harmônica, coerente com o todo do objeto e ambiente. Em resumo pode-se descrever os seguintes elementos importantes a considerar na análise de projeto do BOM DESIGN:

ESPAÇO, CIRCULAÇÃO, RUÍDOS, DIMENÇÕES, MATERIAIS ADEQUADOS, PESO, TÉCNICAS, CUSTO, TRANSPORTE, FUNÇÃO DECLARADA, MANUTENÇÃO, ERGONOMIA, ACABAMENTO, TOXIDADE, VALOR SOCIAL, ESSENCIALIDADE, ANTECEDENTES, ACEITAÇÃO PÚBLICA, E ACIMA DE TUDO SIMPLICIDADE.

Interview with Fernando and Humberto Campana / Part 2/2



FONTE: VERNISSAGE.tv

In the second part of the interview with the Campana brothers, Humberto and Fernando Campana, talk about their backgrounds, how they work together, why they admire Oscar Niemeyer, what they would love to design that they haven’t yet, and future projects. This video also features images of the installation they created for Design Miami 2008, entitled Diamantina, an evolution of their TransPlastic series. Fernando and Humberto Campana explain:

"This project grows out of the TransPlastic series, where we have sought the purity of form inspired by grottos and caves. It is our own journey to the center of earth, like Jules Verne’s book. Complementing this idea, Diamantina is built in a way that the seats are sculpted along the form creating a new mode of comfort and interaction. Proposing a more subtle connection, it is a more meditative kind of experiment."

"The inspiration for the name alludes to the precious stones incrusted into the piece, and is also the name of a small town in the central part of Brazil. There, all different kinds of stones and crystals are sold like candy on the street markets. The city is ugly and seems as if it was lost in time, continuing to live quietly on the heart of Brazil. By its mixture of materials, both poor by the wicker and precious by the combination with the natural amethyst, as the city, Diamantina piece evokes the same sensation of long forgotten poetry."

Fernando and Humberto Campana have been working together since the mid-1980s. Scheduled for Summer 2009, the Vitra Design Museum in Weil am Rhein near Basel is preparing a retrospective called Antibodies. Works by Fernando & Humberto Campana 1989 - 2009 (the exhibition opens on the 16th May, 2009). The vernissage will take place on the 10th June 2009 (first day of Art Basel) with a Brazilian party at the Vitra Campus.

Interview with Fernando and Humberto Campana, part 1/2. Design Miami 2008. December 2, 2008.

Interview with Fernando and Humberto Campana / part 1/2



fonte: VERNISSAGE.tv

At the 2008 edition of the design fair Design Miami, the Brazilian designers Humberto and Fernando Campana received the Designer of the Year Award. In keeping with Design Miami tradition, the Campana brothers created an installation for the fair.

VernissageTV spoke with Humberto and Fernando Campana at the HSBC VIP lounge, which they also designed. In the first part of the interview, the Campana brothers talk about their design philosophy, how they were influenced by their home country Brazil, and the topics that play an important part in their design practice.

Humberto and Fernando Campana were born in 1953 and 1961. They have different backgrounds: Humbeto was trained in law, Fernando in architecture. They began began designing furniture together in the mid-1980s.

Inspired by their home city São Paolo, they have been combining high and low tech processes and using “poor” materials. Their designs have been manufactured by leading Italian companies, including Edra, Alessi and Cappellini.

Interview with Fernando and Humberto Campana, part 1/2. Design Miami 2008. December 2, 2008.

Light Fantastic-Episódio 1 - parte 7 de 7

Light Fantastic-Episódio 1 - parte 6 de 7

Light Fantastic-Episódio 1 - parte 5 de 7

Light Fantastic-Episódio 1 - parte 4 de 7

Light Fantastic-Episódio 1 - parte 3 de 7

Light Fantastic-Episódio 1 - parte 2 de 7

Light Fantastic-Episódio 1 - parte 1 de 7

Related Posts with Thumbnails

VISITAS DO BLOG:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics