FERNANDA ARANTES
Professora de Arquitetura, Design e Engenharia
Designer de Interiores & Pós-graduada em Lighting Design
Sobre o que falo no meu blog: Cursos, Tendências, Idéias, Comentários, Artigos e Links em Design como um todo, Arquitetura, Engenharia e assuntos relacionados.
CONTATO via e-mail:
"fernandaarantesdornelos@gmail.com"
BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada
SEGUIDORES DO BLOG:
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
DESARQ 2010 - UFU - UBERLANDIA
olá leitores do meu blog.
acontecerá na UFU - universidade federal de uberlandia o DESARQ 2010, evento que trará muitas idéias, palestras, oficinas, em design.
mais informações e inscrições: http://desarq-2010.blogspot.com/
até a proxima,
fernanda arantes.
EXPOSIÇÃO GALERIA VIRMONDES - "TRAJETO (RE)CONSTRUÍDO" - ELAINE CORSI
Trajeto (re)construído
ELAINE CORSI
Galeria Virmondes - Uberlândia
de 12 a 31 de agosto (14 às 20 horas) segunda à sábado
Rua Vital José Carrijo, 70 - bairro Lídice
(34)3235-8933 / (34)8805-7746
sábado, 7 de agosto de 2010
Arquiteto chinês cria 24 ambientes num apartamento de apenas 30 metros quadrados
publicado
em 6/08/2010 às 21:51
| Fonte: O Globo

As paredes móveis abrigam prateleiras e closets (Foto: O Globo)
O apartamento tem apenas 30 metros quadrados e fica localizado num edifício antigo em Hong Kong, uma das áreas urbanas mais adensadas da China. Morar num lugar tão apertado, no país, não chega a ser novidade. Mas o arquiteto Gary Chang encarou o desafio de transformar o seu minúsculo espaço em 24 ambientes. Com criatividade e apuro técnico, o morador criou paredes que se movem e que “guardam” os móveis e utensílios dos quartos, além de cozinha, despensa, banheiro, sala de TV e biblioteca. O projeto fez tanto sucesso que foi parar na web. Em menos de três meses, o vídeo detalhado sobre a casa já conta com mais de três milhões de acessos.
Gary descansa e dorme num grande living room, em que a casa foi transformada. Já a parede que abriga grandes prateleiras de livros, ao ser arrastada por um trilho embutido, dá lugar a um closet. E não para por aí. Por trás da parede que embute o closet, há uma banheira de hidromassagem que pode ser transformada numa cama. Basta baixar a tampa da peça. Sim, é difícil imaginar um ambiente desses. Mas, sim, de acordo com Gary, é possível viver bem numa casa dessas, que remete aos jogos de encaixe, como o Tetris.
“Imóveis pequenos têm ambientes eficientes e amigáveis. A casa se transforma durante todo o dia sem que eu precise me mover pelo espaço”, diz o arquiteto.

Na sala, uma grande janela de vidro para permitir a entrada de luz natural
Para aproveitar o máximo de luz natural e economizar energia, Gary colocou grandes janelas na sala de TV, que também assume função de cozinha e quarto. A decoração do apartamento é luxuosa e mostra que o arquiteto não abriu mão de seus grandes sonhos. O colchão de sua cama, por exemplo, é king size. Além disso, há espaço para máquina de café, máquina de lavar roupa e até home theater.
No vídeo, depois de mostrar todas as funções possíveis do imóvel, o arquiteto pendura uma rede nas paredes móveis e fecha a cortina da janela que serve de tela para exibir seus filmes prediletos. E relaxa em seu lar, doce lar.

Cortina da janela, ao ser fechada, assume função de telão
MÓVEIS MULTIFUNCIONAIS CURIOSOS TAMBÉM GANHAM DESTAQUE NO MERCADO – Quem não tem dinheiro de sobra para investir numa reforma que multiplique os ambientes do apartamento e os torne multifuncionais, pode optar por móveis no melhor estilo 1001 utilidades. A loja nova iorquina Resource Furniture tem ótimas e práticas opções de mesas, camas, prateleiras e bancadas de trabalho. Algumas peças são fáceis de serem “transformadas” e contam com um design super caprichado. Só é preciso poder pagar o preço de tanta criatividade.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
WORKSHOP EM FOTOGRAFIA: "FLUXO DE TRABALHO" - com Clicio Barroso - Uberlandia
OPORTUNIDADE RARA:
WORKSHOP EM FOTOGRAFIA: "FLUXO DE TRABALHO" - com Clicio Barroso
DIAS: 23 e 24 de Agosto, no SESC Uberlandia - apenas 30 vagas.
INVESTIMENTO: 450,00 (em até 3x no cartão)
INSCRIÇÕES: Clic Mais Uberlandia (34)3236-1577
clique na imagem para ler mais informações.
abraços,
Fernanda Arantes.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
42º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PIRACICABA / 2010...
O objetivo 42° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SAC), é fomentar e difundir a produção artística contemporânea através de uma programação voltada para artistas, educadores e formação de público. Também propõe o fortalecimento do evento como gerador de um calendário voltado para a arte contemporânea na cidade.
Para enfatizar o SAC como realização da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” a exposição volta ao seu prédio [LER MAIS...]
CINCO DICAS PARA ESCREVER MELHOR - por Fernando Luz - Webinsider...
Escrever não é tão difícil. Já dizia Pablo Neruda: É só começar com uma letra maiúscula e terminar com um ponto final. No meio, você coloca ideias.
Por Fernando Luz
1. Leia
2. Escreva
3. Conheça as regras (para poder quebrá-las)
Uma gramática mediana custa uns dez reais. Compre uma. Você nem precisa lê-la inteira. É claro que se conseguir, melhor. Mas seja ao menos curioso. Aprenda a pontuar. Entenda um pouquinho de concordância e estrutura. Não é tão difícil quanto parece. E, depois de conhecer as regras e saber usá-las em seu favor, não tenha medo de quebrá-las. Vale tudo. Inventar palavras, inverter estruturas, pontuar demais, pontuar de menos. O teclado é seu e quem manda nele são seus dedos.
4. Anote ideias (no celular)
Eu nem vou falar para você comprar um moleskine. É muito caro. Pode usar o celular mesmo. O importante é não deixar as ideias escaparem. Se você for como eu, cinco segundos depois de ter a ideia que vai mudar sua vida e, quiçá, o mundo, vai esquecê-la. Daí a necessidade de sacar seu celular – que está sempre num(a) bolso(a) próximo(a) – e anotá-la. Claro, você vai ter que fazer sua ideia caber em alguns caracteres. Mas isso tem muito a ver com nossa última dica.
5. Sintetize – quem pensa mais escreve menos
É possível abreviar uma (boa) história em uma frase. Claro que você não precisa escrever em todo lugar como se estivesse no Twitter. Mas a escrita é a arte de cortar palavras. Como seria esse post em menos de 100 caracteres? “Para escrever melhor: Leia, Escreva, Conheça as Regras, Anote Ideias e Sintetize”. O que dizer no meio disso é transpiração. Contudo não é tão difícil. Já dizia Pablo Neruda: É só começar com uma letra maiúscula e terminar com um ponto final. No meio, você coloca ideias. [Webinsider]
…………………………
fonte: http://webinsider.uol.com.br/2010/07/27/cinco-dias-para-escrever-melhor/
Assinar:
Postagens (Atom)