BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

SEGUIDORES DO BLOG:

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O BOM DESIGN...

fonte original: http://blog.desarte.com.br/component/content/article/73
-----------------------------
O que devemos considerar para alcançarmos um bom 'design' no universo do mobiliário?

Ou seja, no universo do objeto, do produto! Segundo Bruno Munari em seu livro, Das Coisas Nascem Coisas (1981), design, não é luxo, pois luxo é "o triunfo da aparência sobre a substância. É o uso errado de materiais dispendiosos...". Para ele o design ou sua estética está diretamente relacionado à função, aplicação do objeto, da coisa e sua relação com as outras coisas, o homem, o todo.

Se design é projeto, logo, o bom design deve vir acompanhado de método projetual. O método do projeto "não é mais do que uma série de operações necessárias, dispostas em ordem lógica, ditadas pela experiência. Seu objetivo é o de atingir o melhor resultado com o menor esforço".

O método deve ser cartesiano, ou seja, seguir as 4 regras elaboradas em 1637 por René Descartes para o conhecimento da verdade:

Nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo evidentemente como tal... dividir o problema em tantas partes quantas fossem necessárias... conduzir por ordem seus pensamentos, começando pelos objetos mais simples...e admitindo uma ordem entre aqueles objetos que não apresentam nenhuma ligação natural entre si... e sempre fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais, que tivesse a certeza de nada ter omitido. Da mesma forma, o método projetual deve começar pela definição do problema, sim problema, pois o design nasce da necessidade de algo, isto gera um problema, e o problema de design, é justamente a área que necessita da intervenção do projetista, este antes de procurar a idéias, aquela que nos faz sentir criativo, artista, etc...deixando-a para o momento oportuno, primeiramente devemos definir os componentes do problema dividindo em várias partes.

Bruno Munari afirma que não devemos projetar sem método, para não nos perdermos entre idéias fantásticas mas desprovidas de ordem e técnica que podem implicar em projetos difíceis e dispendiosos, muita das vezes abandonado e incompleto. Contudo, "a criatividade não deve ser afetada pelo método, mas essencial ao designer, a fim de aprimorar o próprio método... A criatividade não significa improvisação sem método... O método é formado por valores objetivos que são instrumentos nas mãos do projetista criativo".

O bom design deve considerar todos os sentidos, não apenas a visão. A estética deve possuir uma forma funcional, harmônica, coerente com o todo do objeto e ambiente. Em resumo pode-se descrever os seguintes elementos importantes a considerar na análise de projeto do BOM DESIGN:

ESPAÇO, CIRCULAÇÃO, RUÍDOS, DIMENÇÕES, MATERIAIS ADEQUADOS, PESO, TÉCNICAS, CUSTO, TRANSPORTE, FUNÇÃO DECLARADA, MANUTENÇÃO, ERGONOMIA, ACABAMENTO, TOXIDADE, VALOR SOCIAL, ESSENCIALIDADE, ANTECEDENTES, ACEITAÇÃO PÚBLICA, E ACIMA DE TUDO SIMPLICIDADE.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

VISITAS DO BLOG:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics