BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

SEGUIDORES DO BLOG:

terça-feira, 13 de abril de 2010

INDÚSTRIA PRECISA DE TRANSFORMAÇÃO COMPETITIVA SUSTENTÁVEL


O engenheiro italiano Francesco Balducci mostrará, em palestra em Curitiba e Arapongas, como a automação e a inovação podem contribuir para o desenvolvimento do setor de móveis

A indústria moveleira precisa passar por uma transformação competitiva sustentável, investindo em inovações em seus processos produtivos. A afirmação é do engenheiro italiano Francesco Balducci, gerente de inovação do Centro de Inovação Tecnológica em Madeira e Indústria de Móveis (Cosmob), que presta serviços técnicos a um dos principais polos moveleiros da Itália. Balducci será um dos palestrantes do 1º Congresso e 4º Seminário Moveleiro Paranaense, que a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promove entre quarta e sexta-feira (14 a 16), em Curitiba e Arapongas.

Balducci vem ao Paraná para falar sobre o tema “Automação na indústria moveleira: inovação ou uma realidade da modernidade?” Sua palestra abrirá a programação dos dois primeiros dias do Congresso. Na quarta-feira, às 14h20, ele fala no Cietep, em Curitiba. No dia seguinte, no mesmo horário, a palestra acontece no Expoara, em Arapongas. Para acompanhar o evento, a inscrição é gratuita e pode ser feita pelo sitewww.congressomoveleiro.org.br.

Conhecimento sobre o assunto não falta a Balducci. Formado em engenharia mecânica pela Universidade de Bolonha, desde 2003 ele ocupa a função de gerente de inovação do Cosmob, um centro de tecnologia que atende a indústria de móveis da região de Merche. Um dos quatro principais polos moveleiros da Itália, a região conta com 2.954 empresas do setor, empregando quase 20 mil pessoas. Além de promover o desenvolvimento tecnológico das empresas, o Cosmob presta apoio em áreas como marketing, gestão, inovação, internacionalização, capital humano e design.

Durante a palestra, Francesco Balducci vai mostrar como a inovação e a automação podem interferir no processo produtivo de uma indústria de móveis. “Isso procurando realçar as diferenças, as dificuldades e os problemas enfrentados tanto por grandes quanto por pequenas empresas, sejam elas produtoras de aglomerados ou de móveis acabados, por exemplo”, explica o engenheiro. “Serão apontados também possíveis problemas e tendências para a indústria moveleira, como a questão do meio ambiente e do design”, acrescenta.

Para Balducci, o panorama da indústria de móveis aponta para a necessidade de um novo paradigma de produção, sendo que as empresas precisarão passar por uma transformação competitiva sustentável. Isso, segundo o engenheiro, implica na busca por soluções inovadoras na estrutura e no modelo de execução dos processos de produção, com a implantação de sistemas adaptativos, reconfiguráveis e em rede.

O Congresso – Promovido pela Fiep, por meio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, o Congresso Moveleiro Paranaense conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Paraná (Simov), do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) e do Sindicato das Indústrias da Marcenaria de Francisco Beltrão (Sindimadmov).

A programação será aberta em Curitiba, no dia 14, com uma série de palestras e workshops. Um dos destaques fica por conta do designer Marcelo Rosenbaum, que fará a palestra de encerramento. Rosenbaum trabalha com ênfase nas áreas de design de interiores e de produtos e este ano completa a quarta temporada como o responsável pelas transformações nas casas no quadro Lar Doce Lar, do programa de Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão. Haverá ainda uma palestra com o designer Lincoln Seragini, considerado um dos maiores especialistas brasileiros em gestão de marcas.

No dia seguinte, a programação se repete em Arapongas, onde as atividades do Congresso serão realizadas dentro da FIQ – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. No dia 16, a cidade recebe também o evento científico do Congresso, em que estudantes e pesquisadores apresentarão trabalhos voltados para o setor moveleiro. Além disso, durante os três dias de evento, será realizada em Arapongas uma série de oficinas ministradas por técnicos do Senai.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

VISITAS DO BLOG:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics