BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

SEGUIDORES DO BLOG:

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Design - Idéias Premiadas (FUMEC)...

Design

Idéias premiadas

alunos premiados
Os alunos do Design de Produto, Fernando e Patrícia, e os ex-alunos de Arquitetura, Isabela e André: reconhecimento

A aluna do curso de Design de Produto, Patrícia Seixas, recebeu Prata na categoria Estudante do Prêmio Idea Brasil, edição nacional da maior premiação do setor nos Estados Unidos. Ela concorreu com seu Trabalho Final de Graduação, “Interactive Lounge”, desenvolvido em 2007.

A classificação garante sua presença na final mundial do evento, cujo resultado deve ser divulgado em breve. “Projetei um mobiliário adaptável a diferentes espaços, terrenos e arquiteturas, com o objetivo de propiciar relaxamento e interatividade com o ambiente”, explica a aluna, que foi orientada pelo coordenador da graduação, professor Eliseu de Rezende, na execução do projeto.

Idéias Premiadas
“Interactive Lounge”, projeto de Patrícia Seixas

Composto por bolas de plástico forradas de tecido, formando ondulações, o móvel permite diversas modulações, de acordo com a preferência e criatividade do usuário, e pode ser utilizado ao ar livre e em ambientes fechados, em terrenos e arquiteturas variadas. “A peça baseia-se em lounges e chillouts e pode assumir várias formas, para atividades diferentes, como ouvir música, ler, conversar ou descansar”, detalha Patrícia. Na confecção do mobiliário ela usou bolas plásticas, tecido preto e lona de plástico com ilhoses.

xicara
“Conjunto Oca”, criado por Fernando Deusdará

O também aluno de Design de Produto, Fernando Deusdará, conquistou o primeiro lugar, da categoria Estudante, no Concurso Cultural de Design “Uma Xícara Brasileira de Cerâmica para Café”, promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica. O evento, realizado anualmente, recebeu inscrições de graduandos e profissionais de todo o país. Ele participou com o projeto “Conjunto Oca”, desenvolvido a partir do conceito de identidade brasileira, com desenho inspirado nas tribos indígenas, em suas cuias arredondadas e na imagem de grupo que elas transmitem.

Segundo Deusdará, o produto é composto de três peças, sendo xícara e prato em cerâmica branca e pires em madeira bicuíba de demolição. As partes se fecham em uma espécie de casulo, passando a idéia de oca e de unidade. “A madeira faz referência à terra e seus elementos, a xícara de formato esférico encontra equilíbrio no pires, numa alusão à tribo, e a cumbuca, usada também para se colocar aperitivos, ‘protege’ o café na xícara”, detalha.
Para o coordenador Rezende, os prêmios refletem a metodologia arrojada e inovadora do projeto pedagógico do curso de Design de Produto, que enfatiza o empreendedorismo e a criatividade.

“Priorizamos, na formação do aluno, disciplinas de cunho gerencial e de estímulo ao caráter crítico, da concepção ao desenvolvimento de produtos. Propiciamos os meios e os alunos demonstram resultados em prêmios e colocações no mercado. Temos uma das melhores estruturas de ensino do país, incluindo setor de Ensino, professores e laboratórios. O retorno positivo está apenas começando”, conclui.

Opera Prima
Os ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, André de Oliveira Pinto e Isabela Francisco Zennaro, foram premiados na 20ª Edição do Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo para Formandos de 2007.

Orientada pelo professor Sérgio Palhares, Isabela recebeu Menção Honrosa pelo projeto “Biblioteca Pública Municipal de Betim”. Já André, que teve a orientação da professora Natacha Rena, apresentou o projeto “Estrutura de Suporte Turístico e Local na Estrada Real”, recebendo o prêmio da categoria Projetando com PVC – Uso Intensivo.

Isabela propôs a concepção de um espaço que incorporasse tecnologia da informação, diversidade de atividades e serviços, flexibilidade de usos, acessibilidade, boa localização, organização, conforto e segurança condizentes com a realidade do município. Segundo ela, que mora em Betim, o projeto apresenta um programa aprimorado de forma a incentivar também atividades voltadas ao lazer e à cultura e promover o hábito da leitura, pesquisa e estudo em um espaço aprazível e adequado.

Já o projeto de Oliveira, “Estrutura de Suporte Turístico e Local na Estrada Real”, orientado pela professora Natacha Rena, ficou entre os cinco finalistas da categoria Projetando com PVC. “Procurei gerar um padrão arquitetônico e construtivo que funcione como módulo de apoio à Estrada Real, para a construção de edificações com materiais pré-fabricados, mas que estabeleça singulares relações com o tecido urbano”, explica o arquiteto. Ele acrescenta que os módulos apresentam possibilidades programáticas que se adaptam à realidade local, numa investigação da racionalização construtiva e arquitetônica de sua execução, contando com sistemas de baixo custo.

“A modulação e fabricação em série garantem um padrão estético que torna as intervenções referências na Estrada Real. Essa racionalização garante qualidade técnica, construtiva e arquitetônica, contribuindo para a rapidez na implantação”, conclui. Dentre os 25 finalistas do Opera Prima, 20 receberam Menção Honrosa e cinco o Prêmio Opera Prima; e entre os cinco finalistas da Categoria Projetando com PVC, dois trabalhos ganharam o Prêmio Projetando com PVC, e três, Menção Honrosa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Fernanda, que doida essas coisas de design, porém interessantes... Olha, eu também tenho um Blog (ai que tudo!) e eu coloquei as fotos do Projeto "Circuito Radical" lá, depois dá uma passadinha, o endereço é: http://michikistudio.blogspot.com. Bjos da sua aluna, Michelle.

Related Posts with Thumbnails

VISITAS DO BLOG:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics