BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

SEGUIDORES DO BLOG:

domingo, 16 de novembro de 2008

PALESTRA de FERNANDO Mascaro – membro do comitê científico do idds

ALESTRA de FERNANDO Mascaro – membro do comitê científico do idds
XX Design et Emballages Responsables
Saint-Étienne – França 


Este evento reuniu no auditório do Museu de Arte Moderna de Saint-Étienne durante os dias 3 e 4 de dezembro, designers do Canadá, França, Inglaterra e Brasil para discutir questões relativas ao uso dos conceitos sustentáveis no design e projeto de embalagens.

Não há mais como não estar alerta para os problemas causados pelo descarte descontrolado de embalagens devido ao aumento gradativo do consumo.  A cada dia milhões de embalagens, das mais simples às mais sofisticadas, são produzidas e postas no mercado causando um acúmulo monstruoso de lixo.

Fui convidado para contar como está sendo tratado este tema hoje no Brasil e, para isto, preparei uma apresentação que contemplasse uma visão geral do descarte, reciclagem e que chamasse a atenção dos designers para este tema.

Sabemos que o Brasil é um dos campeões mundiais de reciclagem, entretanto, antes disto ser motivo de orgulho, é preciso entender que para que isto aconteça é necessário que também sejamos campeões de descarte de embalagens. É como se fossemos campeões do bem e do mal ao mesmo tempo.

Os franceses usam uma palavra que melhor define este ponto. Falam em “design durável” ao invés de “design sustentável”. O “durável” diminui retarda o processo de reciclagem, pois, além de especificar o uso de materiais recicláveis tem como dado de projeto a fácil desmontagem e uma outra aplicação após o uso. 

No Brasil, nós designers, ainda não temos esta questão traduzida de uma forma muito clara. Como 95% dos materiais utilizados para a fabricação de embalagens são recicláveis, achamos que não há motivos para preocupação, entretanto, como podemos ficar alheios ao fato de não existir programas perenes de coleta seletiva? Hoje, 40% dos resíduos gerados per capita no Brasil correspondem a embalagens.  São 68.000.000 kg por dia de um simples potinho de yogurte a enormes caixas de eletrodomésticos.  O aumento do poder aquisitivo da população e o conseqüente aumento do consumo é um importante sinal de alerta.

A quantidade de material descartado vem crescendo a uma taxa de 1,8% ao ano, enquanto que em países da Comunidade Européia e Japão, este índice estancou ou está em declínio.

Isto significa achar que pelos simples fato de usarmos materiais recicláveis ou reciclados o problema está resolvido. Precisamos estar mais atentos aos fatos. Os designers de produtos são hoje uma poderosa ferramenta a favor do desaquecimento global e, para isto, é necessário que tenhamos uma outra maneira de “pensar” o projeto de embalagens.  

Temos que nos aprofundar em propostas de embalagens que além de cumprirem suas funções de proteger e comunicar, também, sejam mais simples, contenham a menor quantidade possível de diferentes materiais, sejam de fácil desmontagem e que possam ter uma sobrevida após cumprirem sua função inicial.  Já existem alguns bons exemplos: potes de sorvetes que se transformam em vasos, caixas de televisores que podem ser usadas como “racks”, os onipresentes copos de requeijão...

Um outro dado importante é que somos nós os responsáveis por especificar os materiais estruturais das embalagens e, para isto, precisamos estar mais atentos à pesquisa e desenvolvimento de matérias primas oriundas de fontes renováveis e aos materiais biodegradáveis, além de melhor conhecer os processos produtivos para poder, também, propor melhorias nas performances de produção otimizando, desta forma, o consumo de energias e diminuindo a quantidade de resíduos durante a produção.  

O foco é diminuir o descarte e, consequentemente, diminuir a quantidade de “coisas” a serem recicladas.  Será ótimo o dia em que o Brasil não mais seja campeão mundial de reciclagem, pois, estaremos no patamar do projeto e consumo de produtos inteligentes.  Embalagens menores, mais simples (contendo o necessário) e reutilizáveis (duas ou mais vidas).

O ponto não é ser contra o consumo, mas, a favor de um consumo sustentável.

Mais informações sobre o evento no link:
http://www.saint-etienne.fr/document/doc/doc/programme+bulletin.pdf

Fernando Mascaro é Arquiteto e designer preocupado com negócios, sociedade e meio ambiente.

fonte: Site IDDS

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

VISITAS DO BLOG:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics