BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

SEGUIDORES DO BLOG:

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Salão Internacional do Móvel, Milão, Itália

Salão Internacional do Móvel, Milão, Itália
A falsa volta aos anos 70
 

Cada vez mais semelhante a um gigantesco evento de moda, o grande Salão Internacional do Móvel, realizada entre 10 e 15 de abril, em Milão, Itália, reuniu 1.900 expositores - entre eles, 240 estrangeiros de 30 países.

Em estandes cenográficos, a feira mostrou as tendências e lançamentos do ano: móveis translúcidos ou transparentes, alusões lúdicas, inspiradas até em desenhos animados e a forte referência aos anos 70, com o uso do veludo, listras coloridas e formas arredondadas.

A tendência do móvel transformável continua:
um sofá pode se tornar pufe e o encosto ou o braço pode ser dobrado ou retirado. Os grandes fabricantes exibiram resultados de seus investimentos em pesquisa e tecnologia de novos materiais, a exemplo do plástico injetado com fibra de carbono.

O designer Lars Jorge Diederichsen, nascido no México e radicado em São Paulo, observa que a feira torna-se cada vez mais um evento destinado a chamar a atenção da mídia, em vez de um espaço para negócios. “O móvel é moda em Milão e é apresentado como modelo de um grande desfile, em peças isoladas, quase nunca em ambientes”, avalia ele.

Nesse aspecto, Lars destaca a indústria Edra, que reproduz com sucesso os projetos desenhados pelos brasileiros Fernando e Humberto Campana.

“Com muito sucesso, a Edra apresentou duas poltronas deles: a Sushi, com retalhos de tecidos variados, e a Boa, uma cobra de 90 m, feita com material mórbido, mole, revestido de veludo e enrolado na forma de poltrona confortável”, diz.

O prestígio dos irmãos Campana, que lançaram livro de memórias na feira, vem crescendo em Milão e Lars acredita que essa visão é extensiva ao design brasileiro em geral.

Uma enquete realizada entre os visitantes da feira pelo jornal diário que a revista Abitare publicou durante o evento elegeu os Campana como os designers de maior influência em todo o mundo, atualmente.

Além do grande salão de mobiliário, os galpões da feira foram ocupados por outros eventos, como o Salão de Complemento e Adorno e a Eurocucina, que se realiza bienalmente, e a Eimu, de móveis para escritório.

Em um único bloco, estiveram reunidos o Salão Satélite, no qual 400 jovens designers de 23 países apresentaram produtos que podem vir a ser produzidos pelas grandes empresas; o FTK Tecnologia para Cozinha, uma extensão da Eurocucina que mostrou a cozinha do futuro, com protótipos em etapa de experimentação e pesquisa; e o Salão Grande Hotel, com equipamentos do setor de hotelaria.

Algumas empresas usaram galpões de antigas fábricas desativadas para alojar seus showrooms de móveis assinados por renomados designers. Este ano, entre essas mostras individuais, a que mais se destacou foi a francesa Via Design.

Texto resumido a partir de reportagem de Éride Moura
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 268 Junho 2002

fonte: ARCOWEB

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

VISITAS DO BLOG:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics